Café da manhã marca início das comemorações do Dia Internacional da Mulher na Aleto

Por Rubens Gonçalves
08/03/2024 14:57 - Publicado há 1 mês
Documento foi assinado nesta quinta-feira
Amélio Cayres defendeu a ampliação da representatividade feminina nos cargos eletivos.
Isis Oliveira / HD

O início das celebrações do Dia Internacional da Mulher na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) foi marcado por um café da manhã oferecido às servidoras da Casa pelo presidente, deputado Amélio Cayres (Republicanos), juntamente com sua esposa Geneci Almeida e o deputado Professor Junior Geo (Podemos). O evento aconteceu nesta quarta-feira, 6, no anexo do Legislativo estadual.

Na ocasião, a presidente da Associação dos Servidores (Asleto), Núbia Frasão, ressaltou a crescente presença das mulheres em diversas áreas profissionais, apesar dos desafios enfrentados, como o persistente machismo.

Em seu pronunciamento, o deputado Geo enfatizou a necessidade de educar as crianças e jovens para promover o respeito às mulheres. Ele destacou a importância de construir gerações mais sensíveis e empáticas, contribuindo para uma sociedade equilibrada, que trate todos igualmente, reconhecendo as diferenças individuais.

Amélio Cayres observou que, atualmente, apenas três das 24 cadeiras de deputados na Aleto são ocupadas por mulheres - Vanda Monteiro (UB), Janad Valcari (PL) e Claudia Leis (PV). Ele defendeu a ampliação da representatividade feminina nos cargos eletivos, reconhecendo, porém, o esforço dos deputados em assegurar os direitos das mulheres no estado, apesar da desproporção na representação.

Sessão Solene

Em continuidade às comemorações do Dia da Mulher, a Aleto realiza nesta quinta-feira, 7, às 9 horas, Sessão Solene no Plenário Antônio Pescone. Na ocasião, os parlamentares entregarão o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva a personalidades femininas com atuação expressiva na área da cidadania, defesa dos direitos da mulher e questões de gênero.