Escola do Legislativo apoia projeto do Minc de oficinas de fomento a Pontões de Cultura para jovens

22/09/2023 16:00 - Publicado há 7 meses
O diretor Rawlinson informou “Podemos também atender os produtores culturais com cursos online. Nos colocamos à disposição de vocês”, expressou
Divulgação Ascom/Escola do Legislativo / HD

Aconteceu nesta quinta-feira, 21, na Escola do Legislativo do Tocantins a oficina sobre o Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti e o Edital Cultura Viva – Fomento a Pontões de Cultura. A Escola do Legislativo recepcionou em seu espaço físico os fazedores de cultura enquanto parceira do MINC e apoio aos produtores culturais. O Coordenador do Escritório do Minc no Tocantins, Cícero Belém, fez a abertura do evento.

O Diretor da Escola do Legislativo, Rawlinson Silva esteve na reunião e destacou a parceria do Minc que foi essencial para Caravana do Legislativo e para todo o Tocantins.  “Fico feliz em poder recebê-los aqui na Escola do Legislativo numa ação de desenvolvimento da cultura no Tocantins e de todos vocês fazedores da cultura. Trabalhamos de forma aberta e através da plataforma de cursos EAD da escola, que hoje disponibilizamos 30 cursos, podemos também atender os produtores culturais com cursos online. Nos colocamos à disposição de vocês”, expressou Rawlinson.

A ação é do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria Nacional de Cidadania e Diversidade Cultural e do Escritório de Representação do MinC no Tocantins. Os oficinistas foram capacitados sobre como participar do certame da Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti, que está destinando R$ 33 milhões para fomentar 1117 iniciativas culturais em quatro categorias. O prêmio é de R$ 30 mil. O projeto tem o objetivo de motivar mestres e mestras das culturas populares, valorizar as manifestações culturais com a promoção de atividades do setor.

Cultura Viva

Com a sala cheia de produtores culturais também foi explicado sobre a ação de fomentar ainda mais a cultura com o resgate dos Pontões de Cultura, e que R$ 28 milhões em 46 iniciativas são destinados para desenvolver, difundir, acompanhar e articular atividades formativas e culturais.

Os projetos contemplados terão como ação estruturante, jovens entre 18 e 24 anos, dados como Agente Cultura Viva. Estes serão selecionados para apoio nas ações de diagnósticos, mapeamento, mobilização, articulação de redes e formação.  E ainda receberão uma bolsa de R$ 900,00 por mês.

O projeto vai selecionar 46 pontões de cultura para desenvolver seus projetos no período de 12 meses.