Escola do Legislativo propõe ação para comemorar o Dia Nacional da Educação Legislativa

Por Ascom Escola do Legislativo
11/04/2024 16:29 - Publicado há 2 semanas
A Direção da escola recebeu a proposta com entusiasmo
Ascom Escola do Legislativo / HD

Nesta quarta-feira, 10, a Escola do Legislativo do Tocantins apresentou proposta de ação alusiva ao dia Nacional da Educação Legislativa, celebrada em 15 de maio, para a secretaria da educação, por meio da Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso. A data será comemorada pela primeira vez no Brasil simultaneamente em todas as unidades de ensino legislativo do país.

O Coordenador da Educação Permanente e Projetos Especiais da Escola do Legislativo do Tocantins, Dione Lima, expôs a proposta ao diretor da unidade de ensino estadual, José Antônio Gama, a coordenadora pedagógica Janaina Damasco Rodrigues, e a professora de História e coordenadora de área, Maiara Muniz.

Conforme a proposta serão várias ações que devem acontecer no período de 13 a 17 de maio sob a temática “Educação Legislativa, uma revolução silenciosa a favor do Brasil”. Entre as ações propostas estão a programação de aulas tratando da trajetória política do país; o papel dos representantes políticos do nosso estado; visita guiada com os estudantes na Assembleia Legislativa do Tocantins, e levantamento e envio de demandas sobre temática pertinentes para viabilização de projeto de Lei na Assembleia Legislativa.

A coordenadora pedagógica Janaina Damasco Rodrigues acolheu a proposta de forma positiva. “Será uma oportunidade única, pois precisamos desses projetos aqui na escola para desenvolvermos o protagonismo, a cidadania e o projeto de vida de nossos alunos”, disse Janaina.

O coordenador Dione ressaltou a importância da parceria e da participação da Escola do Legislativo do Tocantins semana nacional da educação legislativa. “A ação evidencia a responsabilidade e compromisso da Assembleia Legislativa e do presidente Amélio, com a formação e qualificação da população do Estado”, e acrescenta que os discentes poderão fazer um levantamento de demanda, sugestões sobre a necessidade de mudanças, implementação de ações por parte dos deputados, apresentando via ofício ao presidente da Casa visando um possível projeto de Lei.

Data

Foi criada na 1ª Reunião das Escolas de Governo do Norte realizada em 9 de abril de 2024. Na ocasião a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) convocou todas as unidades de ensino legislativo para promover ações simultâneas durante uma semana com a temática proposta.