Escola do Legislativo realiza Visita Guiada com estudantes de Cariri do Tocantins

30/06/2023 15:14 - Publicado há 10 meses
Divulgação / HD

O projeto Visita Guiada, da Assembleia legislativa do Tocantins (Aleto), por meio da Escola do Legislativo, recebeu nesta quinta-feira (29), cerca de 30 estudantes do Colégio Estadual Tarso Dutra, do município de Cariri do Tocantins. O projeto tem o objetivo de oportunizar aos estudantes conhecerem a organização, o funcionamento e a dinâmica do Legislativo tocantinense.

A Analista Pedagógica da Escola do Legislativo, Adriane Caldas dos Santos, que acompanhou os estudantes no interior da Casa de leis iniciou explicando que a Assembleia Legislativa está instalada no edifício Palácio Deputado João d'Abreu. Seguiu informando como acontecem as sessões no Plenário Antônio Pesconi, como também no Plenarinho que é a sala das Comissões Jornalista Kelly Cristina Pires Maciel. A turma pode ficar na galeria, local onde qualquer cidadão pode acompanhar os trabalhos dos parlamentares durantes as sessões e os visitantes foram ainda até o Auditório Deputado Sebastião Borba.

A galeria de fotos chamou a atenção dos estudantes. Lá é contada a história da Assembleia Legislativa, através de fotos, desde a primeira legislatura da Aleto. Os estudantes fizeram fotos e pararam para ler atenciosamente as legendas dos quadros. E que tal se sentir um parlamentar, foi a sensação que eles tiveram ao sentar nas cadeiras do plenário da Casa, que é onde ficam os deputados durantes as sessões.

Ao deixarem o Palácio Deputado João d'Abreu, os estudantes retornaram para Cariri do Tocantins com seus registros fotográficos, levando a história que eles mesmos vivenciaram com a passagem pela Assembleia Legislativa e na bagagem do conhecimento a história do legislativo do Tocantins.

Conforme o diretor da Escola do Legislativo, Rawlinson Silva, o projeto é para levar o conhecimento político para vivência prática dos estudantes. “A Escola do Legislativo na elaboração desse projeto tem o intuito de aproximar os estudantes tocantinenses junto ao Poder Legislativo, por meio da visita guiada à Casa de Leis e pela educação política, vinculando conhecimentos sobre cidadania, democracia, autonomia, liberdade e poder legislativo, para o bem viver em sociedade”, disse.

Além dos estudantes de Cariri, neste mês de junho a Casa de Leis recepcionou mais 205 alunos da rede regular do Tocantins. Destes 51 são universitários do curso de direito da Faculdade de Guaraí IESC, 40 estudantes da disciplina Direito Administrativo da Universidade Unirg, 40 alunos da escola municipal Jacinto Bispo Arantes de Porto Nacional e 72 alunos do Colégio Militar de Palmas.

Para a aluna Clarissa da turma do 3 ano foi uma aula prática válida. “É muito importante, gostei de aprender sobre as leis, como elas são criadas e como funcionam. São aprendizados para a vida toda, para exercer meu direito de cidadã, de votar, trabalhar num órgão público. Muito interessante”, ressaltou a estudante.

E tudo foi novidade para a aluna Majory Talita, que pela primeira vez adentrou na Assembleia Legislativa. “Gostei demais fazer essa visita guiada na Casa de Leis, achei tudo maravilhoso e conhecer o trabalho dos deputados, como tudo funciona aqui foi muito importante pra mim”, ressaltou a estudante.

A professora de geografia da turma, Andrea Luciana Santana, enfatizou que é importante o cidadão conhecer o local onde mora, o seu Estado, por isso desenvolve o projeto na escola. “Ao invés dos alunos ler um livro de centenas de páginas, melhor vir e conhecer a história numa aula prática. E para trabalhar a questão política escolhemos a Assembleia Legislativa porque aqui tem todo o acervo, um memorial da história do legislativo do Tocantins”, explica a professora.

Visita Guiada

O projeto Visita Guiada é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, executado pela Escola do Legislativo e tem o objetivo de estimular a educação política de estudantes do Ensino Regular do Tocantins, por meio de visita guiada pela estrutura física e organizacional deste Poder, informando-os e esclarecendo-os a respeito do processo de elaboração das Leis, quem as cria e quais os impactos e benefícios da mesma para a sociedade, além de levá-los a identificar a Assembleia Legislativa como a principal instituição-símbolo da política estadual.