Estudantes da Escola Estadual Vale do Sol conhecem Aleto e vivenciam momentos de aprendizagem com os deputados estaduais

12/09/2023 13:52 - Publicado há 7 meses
Estudante posaram para foto com o presidente da Casa de Leis, Amélio Cayres. Crédito Foto: Maradona.
Foto: José Neto (Maradona) / HD

Cerca de 35 estudantes da Escola Estadual Vale do Sol, foram recepcionados nesta terça-feira, 12, por deputados estaduais, através do Projeto Visita Guiada da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), executado pela Escola do Legislativo. Conforme a unidade escolar legislativa, o projeto tem despertado o interesse de estudantes em conhecer como funciona o poder legislativo no Tocantins.

Durante o encontro, os estudantes vivenciaram a condição de ouvintes e aprendizes ao protagonismo do processo legislativo, interagindo com os deputados Aldair da Costa Sousa (Gipão), Cleiton Cardoso, Eduardo Fortes, Fabion Gomes, Professor Junior Geo, Wiston Gomes, Luciano Oliveira, Professora Janad Valcari e o presidente da Casa de Leis, deputado Amélio Cayres num bate-papo no final da sessão de hoje. O Diretor da Escola do Legislativo, Rawlinson Silva, também interagiu com o alunato.

Nesta Visita Guiada, a Pedagoga e servidora da Escola do Legislativo, Maria de Lurdes Pereira da Silva, acompanhou os estudantes que fixavam o olhar em cada detalhe, tudo era um aprendizado que os levou a viajar numa aula marcante na história do legislativo do Tocantins com o contato corpo a corpo com os parlamentares.

Foi uma soma de conhecimentos disse o aluno da 2ª série, Guilherme Lima, de 17 anos. “Foi muito bom, a gente entendeu um pouco de como funciona cada área aqui da Assembleia Legislativa, eu perguntei sobre o ICMS ao presidente da Casa Amélio Cayres. Foi muito interessante porque a gente entendeu de dentro como funciona o parlamento, como funcionam as leis, como acontecem as discussões, como é aprovado e feitos os requerimentos. Foi muito bom estar aqui”, relatou o estudante.

Para Maria Júlia, de 15 anos, estudante do 1° ano, a visita guiada foi muito válida. “Foi muito bom, aprendemos muitas coisas novas aqui, foi uma ótima experiência”, garantiu ela.

Conduziram os estudantes até a ALETO, os professores e coordenadores de área, Warky Oliveira; Victoria da Silva Marques, Talita Cosma Viana e a Joana de Souza Oliveira Saraiva. Também a orientadora educacional, Leila Pereira Cirqueira, e o técnico da diretoria regional de ensino, Jefferson do Vale Costa.