Estudantes da E.T.I Padre Josimo Morais Tavares conhece a ALETO através do projeto Visita Guiada

Por Ascom Escola do legislativo
24/11/2023 10:09 - Publicado há 5 meses
Os estudantes ficaram curiosos e registraram o que chamavam atenção por aonde passavam.
José Neto (Maradona) / HD

Na tarde desta quinta-feira, 24, alunos do 8° e 9° ano da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares, localizada na região norte de Palmas, visitaram a sede da Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO). A ação é do Projeto Visita Guiada da Casa de Leis, executada pela sua diretoria de Ensino, a Escola do Legislativo, e que tem como objetivo conscientizar os alunos, que são futuros eleitores, sobre a importância do poder legislativo na elaboração de leis e também de escolher os representantes através do voto.

Os 42 estudantes foram recepcionados pelo deputado Eduardo Mantoan (PSDB), que destaca a importância de o alunato conhecer o poder legislativo. “Foi com muita alegria que recebi os estudantes na nossa Casa de Leis. A Assembleia é como uma grande casa onde conversamos e tomamos decisões importantes para o nosso Estado. Hoje, eu que estou ocupando a cadeira de deputado pelo Tocantins. Num futuro breve, podem ser estes alunos. Desejo que eles olhem para este lugar como um exemplo de como as pessoas podem se unir para fazer coisas boas. E desperte nestes adolescentes a curiosidade e o interesse em como as decisões são tomadas e como todos nós podemos colaborar para construir um futuro melhor para Palmas e para o Tocantins”, disse o parlamentar.

Guiados pela Analista Pedagógica da Escola do Legislativo, Adriane Caldas dos Santos, os estudantes recebiam as informações sobre o poder legislativo do Tocantins e faziam registros por onde passavam e revelaram que tudo era novidade porque não conheciam como era o interior da ALETO, como funcionava a rotina dos deputados estaduais e interagiam com perguntas como esta: para ser deputado tem que fazer algum concurso?

Marcelo Figueiredo, aluno do 9° ano, visita pela primeira vez a ALETO e afirma que foi uma experiência transformadora.  “Expandi meus conhecimentos, principalmente qual é a importância dos agentes públicos, vi os monumentos antigos contando a formação do nosso estado, foi maravilhoso”, disse.

Para Ariel Cristine do 8° ano, foi uma oportunidade singular. Uma experiência maravilhosa, fomos bem orientados, bem guiados, pessoal foi muito carinhoso com a gente, adorei tudo. Nós desfrutamos de todo o conhecimento que ouvimos aqui hoje. Sentar ali aonde acontece tudo, percebi que é um lugar de um poder muito sério”, disse a estudante.

A professora que ministra disciplina de Educação para cidadania e Filosofia, Fernanda Soares, explica o objetivo da aula extraclasse. “Que eles conheçam as dependências da ALETO, a rotina do deputado, prepará-los para o futuro e orientá-los como escolher o prefeito, deputado”, explicou a educadora.

O Coordenador disciplinar da PRF, Gean Carlos Bottega, afirma ser uma oportunidade essencial na vida dos alunos. “As crianças são nosso futuro, então essa visita é de grande valia. Vindo aqui diretamente responde dúvidas e eles ainda levam o conhecimento para suas famílias. Além deles entender que podem ser um futuro deputado, um vereador e que podem fazer a diferença. Então esse contato é muito importante”, disse.