Estudantes de Luzimangues aprendem história da Casa de Leis do Tocantins durante Visita Guiada da Escola do Legislativo

20/10/2023 17:00 - Publicado há 6 meses
Estudantes puderam vivenciar um pouco da rotina dos deputados no plenário e plenarinho.
Foto: José Neto (Maradona) / HD

Trinta estudantes da Escola Beira Rio de Luzimangues, Distrito de Porto Nacional, foram recepcionados através do Projeto Visita Guiada da Escola do Legislativo [Diretoria de ensino da Assembleia Legislativa do Tocantins - ALETO], nesta sexta-feira, 20. Esta foi a primeira vez que o alunato adentrou na Casa de Leis para vivenciar de perto a história do legislativo do Estado do Tocantins.

O Coordenador da Educação Permanente e Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Dione Lima, abriu diálogo com os estudantes falando da importância da visita e dos serviços da Escola. “A vinda de vocês na Assembleia Legislativa é de grande importância, para conhecer como funciona a Casa de Leis, como funcionam as leis e quem são nossos representantes”, ressaltou Lima.

O alunato foi conduzido pela pedagoga, Maria de Lurdes Pereira da Silva, que compõe a equipe de servidores da Escola do Legislativo. Ela explanou sobre os debates no plenarinho, destacando o funcionamento das comissões. Assim também como ocorrem as sessões, no plenário da Casa.

O estudante da 3ª série do ensino médio, kayke Gabriel Ferreira de Souza, disse que achou interessante a visita na Aleto. “Muito bom, descobrir que é aqui que as leis são constituídas e como tudo acontece. Muito interessante”, pontuou.

Para o estudante João Pedro Martins da Silva, a visita propiciou um dia rico de conhecimentos. “Bom, é muito importante enquanto ainda estamos no ensino médio conhecer como funcionam os três poderes. Achei bastante interessante o plenário e o plenarinho, recebemos bastante informações”, relatou.

Cursos

O diretor Dione Lima ainda destacou sobre os cursos EAD que estão com as inscrições abertas a partir desta sexta, 20, até o dia 31 deste mês. Para efetivação das inscrições, os interessados podem acessar a plataforma www.escolalegto.com.br/ e visualizar todos os cursos disponíveis. Dione também falou das vagas disponíveis para o cursinho presencial pré-Enem, que acontece no auditório do Colégio Militar Antônio Luiz Maya, em Palmas.

Roteiro Geo Turístico - Praça dos Girassóis

Os estudantes foram motivados pelo projeto Roteiro Geo-Turístico Praça dos Girassóis, da própria escola Beira Rio para durante um tour com fins pedagógicos conhecerem a estrutura da Assembleia Legislativa, com uma aula prática de história e geografia. O idealizador do projeto é o professor Dinomagno Santos, que lançou o projeto em parceria com a coordenação pedagógica da escola.