Estudantes de Pedro Afonso são recepcionados pelo deputado Júnior Geo durante visita guiada na ALETO, nesta sexta, 25

25/08/2023 07:17 - Publicado há 8 meses
A professora Adriana Brandão ressalta que a atividade extraclasse na Casa de Leis foi proveitosa. Crédito: José Neto.
Foto: José Neto / HD

A Assembleia Legislativa (Aleto), por meio da Escola do Legislativo, recebeu na tarde desta sexta-feira, 25, os alunos da Escola Cristo Rei do município de Pedro Afonso. A ação faz parte do Projeto Visita Guiada da Casa de Leis que tem o objetivo de estimular a educação política de estudantes do ensino Regular do Tocantins.

Conduzidos pela Analista Pedagógica da Escola do Legislativo, Adriane Caldas dos Santos, 59 alunos e 7 professores, adentraram no Palácio Deputado João de A’breu, seguindo para o Plenário Antônio Pesconi, aonde foram recepcionados pelo deputado Júnior Geo e tiveram um bate-papo com o parlamentar.

Em seguida, o grupo visitou as dependências da Sala das Comissões Jornalista Kelly Cristina Pires Maciel, finalizando o passeio na galeria do povo. O alunato recebeu informações do funcionamento da Casa de Leis, da rotina e de como é realizado o trabalho dos parlamentares.

A estudante Maria Virgínia Costa destacou que a visita foi de muito aprendizado.  “Foi uma experiência gratificante, aprendi como votar certo no candidato para nos representar, a valorizar o meu voto, e o deputado Júnior Geo nos motivou a estudar, algo que meus pais também me falam e vendo outras pessoas a falar que só vencemos pelo estudo isso nos motiva mais ainda a continuar na escola até chegar na faculdade. Quem puder, venha visitar a Assembleia, pois aqui tem muita história interessante”, disse a estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Cristo Rei.

Para Ivan Pereira de Almeida visitar a Aleto trouxe o despertar para a política. “Minha experiência na Assembleia foi muito boa. Aprendi como funciona a política e o quanto ela é importante para o cidadão. Também aprendemos que devemos votar com consciência e nos interessar pela política”, disse o estudante da 3ª série.

Já a estudante Thayane Aires Lopes tinha o interesse em aprender mais sobre o poder legislativo. “Eu queria muito conhecer a Assembleia. Gostei muito da explicação do Professor Júnior Geo que foi dinâmico com a gente, abriu nossas mentes para uma reflexão em relação à política. Falar de política é um tabu enorme, principalmente quando se trata de adolescentes e jovens. Agradeço pela oportunidade de conhecê-lo e a equipe da Escola do Legislativo pelas explicações que vão me ajudar muito no futuro”, pontuou a estudante.

A professora de Geografia e coordenadora de área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Adriana Brandão, ressalta que a atividade extraclasse na Casa de Leis foi proveitosa. “Foi muito gratificante para eles que saem daqui levando muito conhecimento para casa, principalmente saber como funciona as Leis e como votar com consciência”, afirma a docente.