Idosos e Estudantes são recebidos pela Escola do Legislativo na sede da Casa de Leis do Tocantins

02/09/2023 15:27 - Publicado há 7 meses
Os visitantes são idosos de Ponte Alta, alunos de Porto Nacional e Gurupi.
Talita Gregório / HD

Em mais uma ação do projeto Visita Guiada, a Assembleia Legislativa (Aleto), por meio da Escola do Legislativo, recebeu na quarta e quinta-feira, dias 30 e 31, um grupo de idosos de Ponte Alta do Bom Jesus e estudantes do Colégio Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi, e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Porto Nacional.

Na quarta cedo, o grupo de 40 idosos de Ponte Alta do Bom Jesus foi recepcionado pelo Deputado Cleiton Cardoso. Aos 87 anos, a dona Maria Borges dos Santos, era uma das mais animadas do grupo. “Estou muito feliz em estar aqui”, dizia ela.

Ao sentar nas cadeiras dos deputados que ficam no plenário, o pessoal da terceira idade se sentiu autoridade. “Tô me sentindo uma deputada”, disse rindo a professora aposentada Arnelina Pereira Ramos Souza.

Ainda na quarta-feira, a Escola do Legislativo, por meio da Analista Pedagógica da Escola do Legislativo, Adriane Caldas, recepcionou um grupo de 40 alunos do Colégio Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, de Gurupi. No Plenarinho, eles puderam conversar com os deputados Cleiton Cardoso, Winston Gomes e Vanda Monteiro. Mas ao chegaram ao plenário foram recebidos pelo deputado Léo Barbosa.

O estudante do 9º ano Kauan Soares, de 15 anos, ficou encantado com o passeio e com tudo que aprendeu sobre política. “Aprendi muita coisa sobre a política e a sociedade, principalmente que política não se resume apenas a mandatos”, disse o estudante.

Já na tarde desta quinta, o alunato dos cursos técnicos de Informática, Meio Ambiente e Administração foi recepcionado pelo Deputado Professor Júnior Geo. Como nas demais visitas guiadas, a construção da história do Legislativo foi apresentada aos estudantes por Adriane Caldas, iniciando pela galeria de fotos, passando pelo plenário Antônio Pesconi, sala das comissões e finalizando na galeria geral.

O deputado professor Júnior Geo afirma que a visita guiada da Assembleia Legislativa é extremamente interessante. “É um momento de aproximação, de conscientização política para que os estudantes possam entender qual é o papel do deputado, qual a função dele, qual a importância dele para a sociedade e qual a nossa importância enquanto eleitor para escolhermos a pessoa adequada para nos representar”, disse o parlamentar.

Para a Socióloga, Francisca Mesquita Souza, que motivou os alunos para a atividade extraclasse do “rolê sociológico” informou que o objetivo da visita é oportunizar aos alunos vivenciar a teoria na prática. “Trazendo-os aqui na Assembleia é fazer despertar neles o interesse pela política, pelo espaço de poder, eles conhecerem quem os representa e também despertá-los para participar da política, e entender que ela está no nosso dia-a-dia. Isso vai torná-los cidadãos mais conscientes”, pontuou a professora.

A estudante do curso de Administração, Andressa Moura, também visitou pela primeira vez a Aleto. “Muito importante nossa vinda aqui, aprendemos que a política está na nossa vida o tempo todo, mesmo quem não gosta de política, faz política.”, afirmou.

O estudante Gabriel Rodrigues do curso técnico de administração da IFTO disse que ficou surpreso ao adentrar pela primeira vez na Assembleia Legislativa. “Não tinha ideia como era aqui. Achei muito interessante a casa, os deputados, a criação de leis. O professor Júnior Geo explicou como funciona, a aprovação e criação de uma lei. Entendi que nas discussões entre os deputados, mesmo sendo uma democracia, eu pensei que os deputados que fazem parte da minoria não davam seu depoimento, sua opinião, mas vi que é bem aberto a isso, todos podem opinar”, disse Gabriel.