“Novos hábitos nas finanças”, garantem alunos do Curso de Educação Financeira promovido pela Escola do Legislativo

17/07/2023 16:02 - Publicado há 9 meses
A escola atendeu cerca de 30 alunos nesta turma
Divulgação Ascom/Escola do Legislativo / HD

“O curso me trouxe uma visão de como administrar meu dinheiro, conquistar uma vida estável, garantir com tranquilidade uma aposentadoria, alcançar um futuro próspero”, o relato é da jovem Izabela, de 18 anos, que participou do curso Educação Financeira, por meio da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).  O último encontro da capacitação aconteceu no último dia 28,  da turma do primeiro semestre deste ano.

A escola atendeu cerca de 30 alunos nesta turma e os que perseveraram até o fim absorveram conhecimentos sobre conceitos básicos de educação financeira, planejamento, orçamento, investimentos e previdência durante os 12 encontros do curso.

Para a advogada, Márcia Barcelos, o curso foi muito válido. “Parece coisa tão simples, mas as vezes falta entendimento. O curso me trouxe uma reflexão muito importante para o dia a dia, naquilo que gastamos. Muitas vezes fazemos pagamentos no automático e não prestamos atenção no resultado”, admite. Ela observa que os gastos estão relacionados com o emocional, ou seja, diz respeito à nossa relação com o dinheiro. “Finalizo o curso diferente da forma que entrei. Me despertou para o que é necessidade e o que é desejo e sonho. E o professor tem uma didática de excelência, uma boa exposição sobre o assunto”, acrescenta ela satisfeita.

O professor José Gomes Taveira Neto diz que o curso tem o objetivo de orientar sobre fazer escolhas conscientes sobre as questões econômicas e financeiras. “Podemos ver que muito se fala em educação inclusiva, educação ambiental, educação básica, mas pouco se fala em educação financeira, que é uma gota no oceano”, enumera o professor. “E o curso vem trazer um despertamento para este tema. Por não ter conhecimento sobre educação financeira, as pessoas terminam negligenciando a vida financeira e dificultando alcançar segurança e qualidade de vida no futuro, seja na vida pessoal, seja com as finanças do negócio”, explica Neto. O curso faz uma virada de chave para os participantes. No próximo semestre, a Escola do Legislativo irá abrir novas vagas.