“Sentar na cadeira do presidente, senti certa responsabilidade” diz aluna presente na Visita Guiada nesta quarta, 20

20/09/2023 17:00 - Publicado há 7 meses
“A cadeira é confortável, rs, nunca imaginei de estar aqui neste lugar e ao sentar na cadeira do presidente, a gente senti uma certa responsabilidade”, disse a estudante Rebeca.
Divulgação Ascom/Escola do Legislativo / HD

Estudantes da disciplina de Trilha Vozes da Juventude, do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, do Jardim Aureny I, em Palmas, foram recepcionados nesta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), através do projeto Visita Guiada e vivenciaram a história do legislativo do Tocantins.

O estudante do 2° ano, Renan Mendes dos Santos, de 16 anos, disse que a visita à Aleto transformou seu dia. Ele não pensou duas vezes ao se sentar na cadeira do Presidente da Casa, ao ter acesso ao plenário. “Está sendo uma experiência incrível conhecer este lugar, onde se tomam decisões importantes, quando acordei hoje não pensei que meu dia seria tão marcante”, declarou.

A estudante do 3° ano, Rebeca Sales Neres, de 18 anos, também fez questão de se sentar na cadeira do presidente da Assembleia Legislativa. “A gente sente uma certa responsabilidade quando senta ali, eu senti que é algo bem sério, muito importante, acho que toda a sociedade que ainda não conhece esse local deveria vir aqui”, avalia Rebeca dizendo que até sentiu vontade de entrar para a política.

O projeto é uma iniciativa da Casa de Leis, executado pela Escola do Legislativo.  Durante a visita, os 10 alunos tiveram um bate-papo com o deputado Júnior Geo, a deputada Janad Valcari e o deputado Eduardo Mantoan. O diretor da Escola do Legislativo, Rawlinson Silva,  também acompanhou a visita dos alunos.

Na oportunidade, os estudantes que foram conduzidos pela  Pedagoga e servidora da Escola do Legislativo, Maria de Lurdes Pereira da Silva, fizeram um tour no interior da Assembleia Legislativa. Eles estiveram no plenário, onde ocorrem as sessões, na sala das comissões e na galeria de fotos, que conta toda a história do poder legislativo do Tocantins em fotos históricas.

O deputado professor Júnior Geo destaca importância da visita Guiada na Aleto. “Esta visita guiada de hoje aponta dois fatores importantes, a formação dos alunos através da trilha desenvolvida aqui na Assembleia pela Escola Santa Rita de Cássia e a demanda que trouxeram para implantação do curso de psicologia na região sul de Palmas”, ressaltou.

O diretor da Escola do Legislativo, Rawlinson Silva, observa que a Visita Guiada é um dos grandes projetos da unidade de ensino. “É um dos nossos principais projetos da escola. Recebemos alunos das escolas e universidades públicas e privadas. Trabalhamos a parte da civilidade, do conhecimento, da parte política, para que eles possam sentir um pouco do que acontece dentro da casa do povo. E com isso também tenham condições de opinar, dar sugestões, interagirem, além provocar neles o despertar político”, destacou.

Os estudantes foram acompanhados pelos professores Jamir Lourenço e Francisco Nascimento, além do inspetor de pátio, Aguinaldo Guimarães.

Curso de Psicologia

A visita Guiada oportunizou ao grupo de estudantes trazer uma demanda para o poder legislativo, recebida pelo deputado Júnior Geo, que foi a oferta do curso de Psicologia na região sul de Palmas.

“Eles trouxeram uma demanda que é muito bem-vinda. É visível a necessidade do curso de Psicologia, seja pela Unitins ou UFT, na região sul de Palmas. Porque não descentralizar a oferta do curso e levá-la para a região sul? Fico feliz pela demanda trazida pelos alunos e vou correr atrás agora para tentar levar o curso da forma como solicitado”, informou o parlamentar.